domingo, 13 de abril de 2014

A Importância da Gestão do Conhecimento nas Organizações

(CAVALCANTI, 2001) avalia que, com a globalização econômica, a temática prioritária passou a ser a competitividade. A necessidade de se impor em um mercado sem fronteiras fez com que as economias substituíssem o trabalho humano pela eficiência e perfeição da alta tecnologia, muitas vezes gerando desemprego ou realocando trabalhadores para funções mais nobres. O enfoque do papel das pessoas na organização e sobre o valor do seu conhecimento mudou, demandando novas formas de gestão. Este é o momento de reflexão crítica para os profissionais da alta gerencia.
O mundo globalizado vem obrigando as organizações a se ajustar á nova economia. Para tanto, torna-se necessário adequar custos, aumentar competitividade e melhor a produtividade. Por esta razão um grande número de empresas passa a olhar para seus funcionários não mais como “Recursos Humanos” e sim como “Capital Humano”. Esta visão faz com que as pessoas sejam vistas como parte principal da maquina organizacional e, por isto devem ser estimuladas a se desenvolver, ser gerenciadas e tratadas da mesma forma que os outros tipos de capital da empresa.
Sendo assim a Gestão do Conhecimento torna-se a uma atividade de grande importância para as empresas uma vez que passa ser um fator gerador de valor, de otimização das operações e melhoria de atendimento ao cliente final.
Uma vez que esteja implantado nas empresas o conhecimento pode ser retido por outros trabalhadores e totalmente disseminado no ambiente corporativo, visando a geração de resultados sempre melhores que os anteriores. Esta prática deve gerar uma evolução contínua nos processos da empresa.
Desta forma, as instituições que decidam implementar a Gestão do Conhecimento, devem optar por uma abordagem que veja a empresa como um grupo, onde o conhecimento coletivo representa diferencial competitivo em relação à concorrência.
Dentre os benefícios de se adotar uma estratégia de Gestão do Conhecimento, podemos citar aumento no rendimento dos trabalhadores, aumento da capacidade de competição da empresa, maior agilidade, melhor capacidade de resposta e aumento do rendimento.
O time-to market também é uma vantagem muito importante das organizações que implementam uma Gestão do Conhecimento proporcionando que as tomadas de decisão sejam mais rápidas, eficientes e com melhores resultados.
A Gestão do Conhecimento deve iniciar por áreas ou processos onde o impacto seja mais relevante e abranja a todos na empresa. Deve ser realizada de forma criteriosa, mediante uma análise de custo/benefício e levando em conta todas as estratégias da empresa. Para alcançar estes resultados muitas empresas optam por escolher determinadas ferramentas para a Gestão do Conhecimento. Com a necessidade de se atingir o time-to-Market e gerenciar os processos de modo que, se possam detectar tendências e tomar decisões eficientes e no tempo correto, surgiu então o conceito de BI.

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