quinta-feira, 10 de abril de 2014

Evolução dos Modelos de Gestão

Ao longo dos anos todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas descobrem que é muito importante revisar seus modelos de gestão: no setor privado o objetivo é sobrevivência, aumentar a competitividade e manter a sua sustentabilidade no mercado; já as empresas públicas com o intuito de manter o provimento de produtos e/ou serviços fornecidos com qualidade à população. Sendo assim, as práticas de gestão surgem ou sofrem alterações decorrentes de mudanças mercadológicas.


(PEREIRA, 1995) procurou descrever a evolução dos modelos de gestão através da análise de três níveis conceituais: as ondas de transformação, as eras empresariais e os modelos de gestão.
O conceito de “Ondas de Transformação” (TOFFLER, 1980, p. 24): trata-se dos grandes momentos históricos da evolução da sociedade humana, cada qual com seus paradigmas próprios relacionados aos aspectos político, econômico, social, tecnológico e organizacional;
O conceito de “eras Empresariais” (MARANALDO, 1989, p.60): trata-se dos estágios de evolução empresarial, a partir da Revolução Industrial (Segunda Onda de Transformação), cada um com seus paradigmas gerenciais próprios;

O conceito de “Modelos de Gestão”: trata-se do conjunto próprio de concepções filosóficas e ideias administrativas que operacionalizam as práticas gerenciais nas organizações.


Figura 2: O Cenário Ambiental da Evolução dos Modelos de Gestão
Fonte: Material retirado do livro Gestão do Conhecimento: Uma Experiência para o Sucesso Empresarial.

A ideia deste modelo é descrever a evolução histórica no cenário da Administração baseando-se nos momentos importantes ocorridos à época.
As grandes ondas de transformação compreendem os períodos marcantes na história, a Revolução Agrícola (até 1750 D.C), a Revolução Industrial (1750 / 1970) e a partir de 1970 quando se inicia a Revolução da Informação.
Entre 1920 e 1950 observamos a era da produção em massa com produtos em larga escala padronizados através de linhas de montagem. Este modo de produção foi popularizado por Henry Ford, particularmente na produção do modelo Ford T.
A partir de 1950 as empresas começaram a aplicar o modelo de administração cientifica de Taylor objetivando maior eficiência na produção, o princípio do controle é notado em diversas empresas de foco comercial e em diversas fábricas.
Os primeiros movimentos da era da qualidade surgiram e foram consolidados no Japão após o fim da II Guerra mundial com os Círculos de Controle da Qualidade, sendo difundida nos países ocidentais a partir da década de 1970.
Já na década de 1990, percebe-se a ênfase na busca da excelência empresarial, ou seja, as empresas deveriam mostrar tanto eficácia quanto eficiência, atendendo os interesses de clientes, colaboradores, comunidade e acionistas.
As duas primeiras eras correspondem às abordagens tradicionais da Administração, da escola clássica à teoria da Contingência. Já as duas últimas correspondem às novas abordagens da administração, ou seja, administração japonesa, participativa e empreendedora.

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