quarta-feira, 23 de abril de 2014

Porque o BI Lidera a Preferência das Empresas Brasileiras?

Com o surgimento dos bancos de dados relacionais, dos PC’s e das interfaces gráficas como o Windows, aliados ao aumento da complexidade dos negócios, as empresas buscavam maior rapidez e uma maior flexibilidade de análise. Para atender a esta necessidade tornava-se necessário extrair e integrar dados de múltiplas fontes, fazer uso da experiência, analisar dados contextualizados, trabalhar com hipóteses e procurar relações de causa e efeito transformando estes registros obtidos em informação útil para o conhecimento empresarial.
Uma das ferramentas de Gestão do Conhecimento que é capaz de suprir algumas dessas necessidades é o BI.
Segundo o site (COMPUTERWORLD, 2011), Cada vez mais empresas enxergam que para se destacar no segmento de atuação e ampliar a competitividade, precisam agilizar as tomadas de decisão. Tanto é que, segundo o Gartner, BI e Business Analytics (BA) fazem parte da lista das dez tendências tecnológicas que estarão em destaque em 2012.

Recente pesquisa da consultoria Applied Scientific Methods (ASM) constatou que, para este ano haverá crescimento em utilização e investimentos em soluções de BI no Brasil. O estudo, encomendado pela Visia Solutions, desenvolvedora de sistemas empresariais, foi aplicado em 73 empresas brasileiras com mais de 250 colaboradores.
Soluções de BI são usadas por 64% das participantes e nesse universo, as funções mais utilizadas são query e reporting, presentes em 84%. Outras funções que também possuem alto nível de utilização são data warehouse, presente em 74%, e dashboarding, em 73%.
Ferramentas com funções de data mining e budgeting, e planning e forecasting são as menos usadas entre as empresas participantes, presentes em 45% e 58% das companhias, respectivamente conforme site (COMPUTERWORLD, 2011).
Entre as vantagens do BI, podemos destacar a descoberta de problemas que não eram de conhecimento dos gestores e a identificação de novas oportunidades de crescimento. Outra vantagem é que o aumento do nível de conhecimento enriquece as discussões de negócio, pois na medida em que as informações se acumulam, as práticas gerenciais se aprimoram, levando os negócios para uma melhoria nos seus resultados. Ao explorar dados históricos de seus sistemas de gestão e bancos de dados, os tomadores de decisões se tornam capazes de fazer suas tarefas de forma mais assertiva. Isto garante vantagem estratégica para as empresas que aprenderam a usar os seus dados para entender as demandas e necessidades de seus clientes, detectar tendências e avaliar melhor economias e mercados. Outra vantagem do BI é que em meio ao grande volume de dados armazenados pelas empresas, sua utilização facilita a descoberta de relações entre os dados, gerando informações que realçam a vantagem competitiva.
A necessidade de organizar as informações para a intersecção de dados relacionais é fundamental no momento em que são exigidos velocidade e desempenho. Para os gestores, é impossível trabalhar apenas com os relatórios gerenciais "prontos", disponíveis em seus sistemas, pois não refletem a dinâmica dos negócios. Portanto, desenvolver seus próprios relatórios é, sem sombra de dúvida, um grande diferencial do BI.
Os sistemas de BI permitem que os gestores e os profissionais de cada área acessem as informações disponíveis e façam seus próprios relatórios gerenciais, já que são detentores de conhecimento específico da área em que atuam e conseguem enxergar tendências mais facilmente.
Outra característica do BI é que além de não exigir uma implementação muito longa e complexa, traz uma percepção de resultados extremamente rápida.
Diversos benefícios oriundos da utilização do BI pelas organizações podem ser citados e dentre eles destacamos alguns:
·                    Velocidade na análise de informações sempre que as organizações percebem mudanças de tendências;
·                    Cruzamento de dados específicos para análises;
·                    Maleabilidade das informações que podem ser tratadas;
·                    Visualização de gráficos, cubos e dashboards que facilitam o entendimento dos dados expressos nos relatórios gerenciais;
·                    Geração de informações consistentes para análises gerenciais e processos decisórios;
·                    Utilização da ferramenta pelos próprios gestores das áreas, sem grandes demandas para a área de Tecnologia da Informação (TI);
·                    Rápido retorno sobre o investimento (ROI);
·                    Melhoria nos processos de geração de informações (cadastros, movimentações, entradas, saídas etc.), a partir de relatórios extraídos pelo BI;

·                    Mudança de comportamento dos gestores, que deixam de ser reativos e tornam-se proativos.

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