terça-feira, 8 de abril de 2014

Nas empresas brasileiras existe relação entre BI e estratégia empresarial?

A grande maioria das empresas já há algum tempo percebeu que o conhecimento de seus funcionários é um dos seus mais valiosos ativos, porém em grande parte delas esses ativos muitas vezes não são trabalhados e ficam presos ao conhecimento tácito de seus empregados. Visando transformar o conhecimento tácito intrínseco dos funcionários em conhecimento explícito e, desta forma, torná-lo disponível para toda a organização e fácil de compartilhar e difundir, o uso de ferramentas de gestão do conhecimento é imprescindível. Estas ferramentas ultrapassam os limites da administração de dados e de informações, elas fazem com que as organizações gerenciem processos de conhecimento e possibilitem a geração de conhecimento de forma mais apurada, rápida, codificada e padronizada. 

Todavia, como qualquer outro tipo de ferramenta, estas foram construídas para facilitar o trabalho do homem e aumentar a sua capacidade de produção. As ferramentas de Gestão do Conhecimento nem sempre são baseadas em sistemas de computador, porém as mais usadas atualmente tem a sua essência na tecnologia, a fim de utilizar grande capacidade de evolução aliada ao dinamismo e impacto organizacional que elas oferecem. Dentre as diversas utilidades da informação disponibilizada pelos sistemas está o suporte à tomada de decisão nos níveis organizacionais táticos e estratégicos. 


Dentro desta perspectiva, Business Intelligence é a denominação que se dá ao conjunto de ferramentas que manipula uma massa de dados operacional e extrai informação empresarial capaz de dar suporte aos processos decisórios táticos e estratégicos de forma a permitir a obtenção e manutenção de vantagens competitivas pela organização. Cada vez mais os chamados ativos intangíveis se mostram como fonte de inovação e geração de novos pilares de valor no ambiente de competição das empresas. Neste cenário, o BI tem recebido continuamente mais atenção das organizações. Elas têm buscado entender seu significado, encontrar melhores formas de utilização e criar mecanismos de gestão que lhes permita, em última instância, resultados positivos no desempenho da empresa. É possível constatar que o conhecimento é parte essencial na constituição dos ativos intangíveis, sem o qual não é possível se falar, por exemplo, em inovação, competência organizacional e humana. 


Constata-se também que o BI é uma ferramenta importante para a gestão de conhecimento melhorando os resultados com o aumento do desempenho. Diante desta constatação surge a seguinte questão: nas empresas brasileiras existe relação entre BI e estratégia empresarial? Para o entendimento da importância da gestão do conhecimento para as empresas nos próximos posts será traçado o panorama da gestão do conhecimento, uma breve explicação sobre a evolução dos modelos de gestão chegando à definição de quais são os rumos da gestão do conhecimento na atualidade, a fim de se explicar o seu relacionamento com a estratégia competitiva a ser adotada pelas empresas. Em seguida utilizando o embasamento de alguns autores, bem como pesquisa realizada pela Applied Scientific Methods (ASM) surge a resposta proposta para a segunda pergunta: por que o BI lidera preferência de pequenas empresas no Brasil?

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