Ao analisar o ambiente mundial é
possível ver que cada dia as situações se tornam mais complexas, uma vez que
fenômenos econômicos e sociais são responsáveis pela reestruturação do ambiente
de negócios. A economia agora globalizada vem sendo impulsionada pela
tecnologia da informação e da comunicação, esta é uma verdade incontestável.
Neste universo torna-se amplamente
reconhecida a grande importância do conhecimento científico sobre a produção
social. A informação atrelada a este conhecimento vem ganhando valor para o
mercado, na medida das possibilidades do aumento de sua utilização pelos grupos
sociais, e estes tem a sua necessidade de novas tecnologias e formas de
comunicação cada vez mais avançadas, diariamente.
Desde
a idade média o aumento da produção de informação ocorreu de forma bem
discreta, porém a partir da década de 1950, com o aumento crescente da tecnologia,
a propagação, da informação passou a ser quase que instantânea. Atualmente a
quantidade de informação disponível dobra a cada cinco anos e, em breve, estará
se duplicando a cada quatro anos. (LARA, 2005).
(WURMAN, 1991) comenta que uma edição
do The New York Times num único dia da semana, atualmente, contém mais
informação do que o mais comum dos mortais poderia receber durante toda a vida
na Inglaterra do século XVII.
(BOOG,
1991), psicólogo e consultor brasileiro, cita que a fantástica evolução
tecnológica trouxe um brutal aumento de velocidade, em todos os aspectos e
sentidos, fornecendo acesso instantâneo a informações, expresso em todos os
meios de comunicação. Isso gera maior disseminação da educação, a redescoberta
dos direitos individuais e da cidadania, e também clientes mais bem informados
e exigentes, além da grande competição entre as empresas.
(MÜLLER, 2000), cita em seu artigo “Information has no intrinsic value” que
a informação é extremamente importante tanto na vida das pessoas como nas
organizações. Se for dado um passo no sentido de designar o significado
intrínseco da informação, então, será cruzado o limite de racionalidade e
ter-se-á encontrado em um mundo estrando onde se assume que o estímulo de uma
mente pode ter seu próprio significado. E quando uma informação se torna
conhecimento? Resposta: no momento de sua interpretação humana, e não antes
disso.
É possível ver que desde as décadas de
1990 e 2000 os autores já citavam o aumento considerável do volume de
informação gerada, desta forma podemos considerar que na atualidade este
aumento se tornou muito maior.
Neste contexto entra a Gestão do
Conhecimento transformando-se em recurso estratégico de grande valor nas
organizações. O conhecimento se torna a maior riqueza que se pode obter, uma
vez que ele é o meio que capacita a realização de grandes conquistas,
entretanto é importante lembrar que no mundo organizacional não basta ter muito
conhecimento sobre um determinado assunto e sim utilizar este conhecimento de
acordo com as necessidades de gestão da empresa.
Processos
devem ser criados para trabalhar este conhecimento de forma a armazená-lo
corretamente, facilitando assim a sua disseminação. Este é o grande desafio das
diversas ferramentas de gestão do conhecimento.
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