sexta-feira, 11 de abril de 2014

Gestão do Conhecimento na Atualidade

Ao analisar o ambiente mundial é possível ver que cada dia as situações se tornam mais complexas, uma vez que fenômenos econômicos e sociais são responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios. A economia agora globalizada vem sendo impulsionada pela tecnologia da informação e da comunicação, esta é uma verdade incontestável.
Neste universo torna-se amplamente reconhecida a grande importância do conhecimento científico sobre a produção social. A informação atrelada a este conhecimento vem ganhando valor para o mercado, na medida das possibilidades do aumento de sua utilização pelos grupos sociais, e estes tem a sua necessidade de novas tecnologias e formas de comunicação cada vez mais avançadas, diariamente.

Desde a idade média o aumento da produção de informação ocorreu de forma bem discreta, porém a partir da década de 1950, com o aumento crescente da tecnologia, a propagação, da informação passou a ser quase que instantânea. Atualmente a quantidade de informação disponível dobra a cada cinco anos e, em breve, estará se duplicando a cada quatro anos. (LARA, 2005).
(WURMAN, 1991) comenta que uma edição do The New York Times num único dia da semana, atualmente, contém mais informação do que o mais comum dos mortais poderia receber durante toda a vida na Inglaterra do século XVII.
(BOOG, 1991), psicólogo e consultor brasileiro, cita que a fantástica evolução tecnológica trouxe um brutal aumento de velocidade, em todos os aspectos e sentidos, fornecendo acesso instantâneo a informações, expresso em todos os meios de comunicação. Isso gera maior disseminação da educação, a redescoberta dos direitos individuais e da cidadania, e também clientes mais bem informados e exigentes, além da grande competição entre as empresas.
(MÜLLER, 2000), cita em seu artigo “Information has no intrinsic value” que a informação é extremamente importante tanto na vida das pessoas como nas organizações. Se for dado um passo no sentido de designar o significado intrínseco da informação, então, será cruzado o limite de racionalidade e ter-se-á encontrado em um mundo estrando onde se assume que o estímulo de uma mente pode ter seu próprio significado. E quando uma informação se torna conhecimento? Resposta: no momento de sua interpretação humana, e não antes disso.
É possível ver que desde as décadas de 1990 e 2000 os autores já citavam o aumento considerável do volume de informação gerada, desta forma podemos considerar que na atualidade este aumento se tornou muito maior.
Neste contexto entra a Gestão do Conhecimento transformando-se em recurso estratégico de grande valor nas organizações. O conhecimento se torna a maior riqueza que se pode obter, uma vez que ele é o meio que capacita a realização de grandes conquistas, entretanto é importante lembrar que no mundo organizacional não basta ter muito conhecimento sobre um determinado assunto e sim utilizar este conhecimento de acordo com as necessidades de gestão da empresa.

Processos devem ser criados para trabalhar este conhecimento de forma a armazená-lo corretamente, facilitando assim a sua disseminação. Este é o grande desafio das diversas ferramentas de gestão do conhecimento.

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